Como ler e identificar os ingredientes do seu cosmético + site para te ajudar - Vinte Primaveras - maquiagem, beleza e resenhas!

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Como ler e identificar os ingredientes do seu cosmético + site para te ajudar

Oi Primaveras, turo bom?

Sextouuu! E hoje é dia de aprendizado por aqui, tanto pra vocês, quanto pra mim, pois é, eu amo esse cantinho que sempre me ensina muito sobre maquiagem. Resolvi fazer algumas pesquisas e começar a introduzir por aqui um dos assuntos que vocês mais votaram lá no post de formulário que fiz a algumas semanas, veja mais clicando aqui.

E para sanar as dúvidas de vocês que votaram em formulação e componentes eu vim fazer um post completo sobre como ler e identificar os ingredientes do seu cosmético.



Eu comecei essa pesquisa meio sem rumo, pois não tenho muita noção sobre os ingredientes e como eles funcionam, mas acho que o importante é começar a estudar agora e seguir lendo notícias e artigos sobre este assunto. 

#Site da Anvisa

O primeiro site que encontrei relacionado à formulação de cosméticos foi da Anvisa, que tem uma página específica sobre a nomenclatura de ingredientes de produtos de beleza, ao ler o texto descobri que temos o INCI:

INCI é a sigla para INTERNACIONAL NOMENCLATURE OF COSMETIC INGREDIENTS, ou seja, Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos. Trata-se de um sistema internacional de codificação para designar os ingredientes utilizados em produtos cosméticos, reconhecido e adotado mundialmente. Via site Anvisa.

Esse INCI serve para ajudar na nomenclatura dos ingredientes de cosméticos do mundo inteiro, para que não haja confusão ou nomes iguais para compostos diferentes.

No site da Agência nacional de vigilância sanitária há um pdf com alguns ingredientes e sua funções - em português, é bem simples, porém já da pra ter alguma mínima noção sobre quais são os componentes básicos.

#Ingredientes que você deve ficar atenta(o)


Photo by Louis Reed on Unsplash


Indo mais afundo sobre componentes de cosméticos eu consegui achar um site incrível o Look Aholic que fala bastante sobre produtos naturais, alimentação vegana e moda sustentável, temas importantíssimos! 

O blog tem duas postagens com ingredientes que você deve evitar em cosméticos e vou citar alguns deles:

  • Parabenos - Methyl, Propyl, Ethyl - entre outros.

Acredito que você já tenha ouvido falar em parabeno, principalmente por adeptas de no e low po - pessoas que procuram produtos sem parabenos, óleo mineral etc. 

De acordo com o site Look Aholic:

No final de 1998, a equipe do pesquisador John Sumpter da Universidade de Brunel, Grã-Bretanha, publicou um trabalho identificando os parabenos como mimetizadores estrogênicos, o que pode gerar disfunções no comportamento hormonal e aumentar a suscetibilidade ao câncer de mama, por exemplo.

  • Fragance/parfum - perfume

 Um dos componentes mais chatinhos - pelo menos pra minha pele - é o perfume usado nos cosméticos, sou bem alérgica a cheiros (rinite ataca no máximo haha) e também sinto que alguns produtos com fragrância irritam minha pele.

De acordo com o site usado para referência, existe uma pesquisa do SCCNFP (The Scientific Committee on Cosmetic Products and Non-Food Products Intended for Consumers) de que perfumes sintéticos são tóxicos ao nosso sistema imune.

  • Benzyl Benzoate 

É usado como solvente, conservante, pode causar dermatite de contato, alergias e seu uso é restrito em fragrâncias. Listado como alergênico pela União Europeia. Estaria associado a distúrbios endócrino

A lista é bem grande e facilmente eu poderia acrescentar mais e mais produtos, por isso é importante que você leia o site Look Aholic e estude alguns dos componentes não citados aqui.

#Bônus: site para analisar ingredientes de cosméticos

Um site que ficou famoso em 2018, principalmente por várias blogueiras começarem a indicar - Cos dna - voltado especificamente para pesquisa de produtos ou componentes de produtos de beleza, tem uma grande variedade de produtos, inclusive os nacionais.



Esta é a página inicial do Cosdna, somente em inglês, mas dá pra ir traduzindo no google tradutor haha, uma super mão na roda. 




Você pode pesquisar tanto o nome do produto, quanto do ingrediente, ele pode encontrar qualquer um dos dois.




Seleciona o produto ou ingrediente e ai você consegue ver todas as informações, se é perigoso ou não, que tipo de ingrediente tem naquela fórmula, o que cada ingrediente faz e muito mais que você quiser. É um site bem recheado e que vale a pena conhecer!

# Conclusão

É importante fazer esta análise dos rótulos dos cosméticos que usamos, pois cada vez mais temos a tendência de sermos "influenciados" e compramos até sem saber se pode dar alguma alergia - especialmente porque cada pele reage de uma forma.

E agora quero saber de você leitor(a): já procurou algum ingrediente ou fórmula de produto na internet? conhecia o site Cosdna? Aproveite e compartilhe suas experiências nos comentários.


2 comentários:

  1. Por que é tão difícil entender os rótulos, né? Eu particularmente não leio eles, passa batido.
    Achei muito interessante as dicas dos sites.
    Já ouvi muita gente falar do parabeno, mas não sabia que podia fazer tão mal a saúde assim. Odeio produtos que tenham um perfume forte, me dá muita alergia também.


    Beijos
    Blog Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho super difícil D: espero que com o curso de estética eu consiga aprender mais sobre os ingredientes. Os parabenos fazem muito mal mesmo, sempre ouvi e li sobre eles.

      Excluir

Oii, Primaveras! Sejam bem-vindas ao blog <3

Fico muito feliz em saber que você está comentando e interagindo por aqui! Agradeço pelo carinho e com certeza irei retribuir.

Eu leio cada resposta de vocês, uma a uma e qualquer comentário que não tenha relação com o post ou seja vazio e ofensivo não será aceito. Se quiser um contato direto comigo, clique aqui

Aproveite e acompanhe meu Instagram: @camis.goularts e Pinterest: /camisgoulartt



Subir