O que fazer em caso de reação alérgica a produtos cosméticos? - Vinte Primaveras - maquiagem, beleza e resenhas!

sexta-feira, 6 de março de 2020

O que fazer em caso de reação alérgica a produtos cosméticos?

Oi Primaveras, turo bom?

Pra voltarmos com os conteúdo e dicas daqui com força total eu resolvi falar de um tema tão importante e que seeeeempre recebo como pergunta aqui, é um assunto mais sério e que deve ser dito, já que não é todos os dias que encontramos posts sobre alergia a cosméticos, bora entender mais?



Quando eu digo que recebo mensalmente comentários do tipo: "usei este produto e meu rosto ficou vermelho" é realmente sério, deixei 3 como exemplo, mas se vocês visualizarem alguns posts vão perceber que a quantidade de comentários assim é absurda, por isso resolvi trazer algumas dicas que são válidas na hora de resolver a alergia do cosmético.



# Como reconhecer a reação negativa após a aplicação de algum produto cosmético?


Dermatites de contato são exemplos de reações adversas na qual podem ser caracterizadas de irritativas ou alérgicas distinguindo-se na forma em que se ocorre o processo. Na dermatite de contato irritativa acontece uma inflamação local e o agente causador depende unicamente do tempo de ação, da exposição contínua e sua intensidade desconsiderando o mecanismo imunológico e alérgico (HARRIS, 2016). Na dermatite alérgica de contato o indivíduo se apresenta previamente sensibilizado havendo uma reação imunológica específica que induz a produção de anticorpos que agem contra o antígeno provocando danos teciduais (MARTINS; REIS, 2011). Retirado do artigo científico: Reações alérgicas relacionadas aos cosméticos: primeiros socorros.

Aqui dá pra ter uma noção bem básica sobre o que é a dermatite de contato e alérgica, que são diferentes e são o primeiro passo para perceber que ocorreu um efeito indesejado na aplicação do seu produto. Esse artigo é perfeito pra quem quer saber mais sobre esse assunto de alergias, recomendo bastante a leitura.

# Como reagir após o aparecimento da dermatite? 


Lendo em alguns sites (escritos por médicos dermatologistas) pude perceber que a maioria recomenda a ida em algum hospital ou médico específico de alergias para que possa ser feita a medicação correta e exames para saber qual o componente que te deu de fato uma reação alérgica.

Ahh só pra constar que qualquer componente pode causar alguma reação em qualquer tipo de pessoa/pele, já que temos a nossa derme bem diferente uma da outra, cada organismo age de um jeito, por isso é importante fazer o teste do produto antes de aplicar no rosto. 

Uma outra ação importante e que deve ser tomada após a ida ao médico é: fotografar (se possível) no momento da alergia e entrar em contato urgentemente com o SAC da marca, que nada mais é: serviço de atendimento ao consumidor, que vai te auxiliar melhor em relação a devolução do produto ou troca, enfim, o que você acordar com a marca, sempre atente-se a isso ok?



Veja também:




# Conclusão

Depois desse post não tem mais como a gente só ver um produto causando alguma reação indesejada não é? Eu aposto que a partir de hoje você vai pelo menos lembrar do que deve fazer! E eu também sei que você vai ajudar a coleguinha aqui divulgando essa postagem né? haha

Eu espero que tenham gostado deste conteúdo mais "educativo" e que suas dúvidas estejam sanadas :) a propósito quero saber se vocês já sofreram alguma reação após o uso de maquiagem ou outros produtos de beleza! Comentem por aqui, um beijo e até mais :*



14 comentários:

  1. Amei o post, super útil. Nunca aconteceu comigo, mas deve ser desesperador!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Kaila, ainda não passei por isso também e nem consigo imaginar o desespero da pessoa com alergia a cosmético D:

      Excluir
  2. Nunca pensei nisso de falar com o SAC. Apesar de eu ter dermatite raramente tenho por causa de produto, mas tive uma vez com um batom da Vult, minha boca ficou ferida e inchada e não posso + usar os batons da marca.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Anete, é muito importante relatar a marca sobre o acontecido para que eles possam te ajudar da melhor forma possível.

      Excluir
  3. Nossa a gente usa tanto perfume no sol né, hahah eu faço tanto isso q acho q meu corpo até já acostumou hahaha

    Beijos, Gi.
    Blog Dicas da Gi

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma postagem didática e de utilidade pública! Amei poder ter mais informações.
    Eu nunca tive reação alérgica a nenhum cosmético, mas a minha mãe infelizmente teve uma alergia nos olhos no dia do meu casamento devido à algum produto que a maquiadora usou nela. Fiquei com dó, mas graças a Deus foi só no dia, depois que ela lavou o rosto, a reação parou e o olho dela desinchou.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie, que acontecimento triste heim, mas ainda bem que seu final foi feliz, por isso temos que nos atentar sempre aos produtos que usamos.

      Excluir
  5. Ainda bem que isso não aconteceu comigo, não que eu me recorde, ao menos xD. Mas é muito bom saber dessas informações e entrar no SAC para resolver o problema com a marca. Alergia na pele devido a cosmético é muito séria, as informações foram ótimas.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Cah, a gente nao procura muito essa informação, mas depois de começar a receber tantos comentários eu procurei mais sobre o assunto e vi o quanto é importante falarmos sobre isso.

      Excluir
  6. ótimas dicas, minha pele é bem sensível, todo cuidado é pouco
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim Simone, é muito importante ter cuidado nesse caso, sempre fazer o teste antes de aplicar no rosto também.

      Excluir
  7. Oii Camila, tudo bem?
    Adorei o seu post, é muito importante saber o que fazer em caso de alergias a produtos cosméticos. Nunca aconteceu comigo, mas é sempre bom ter esse tipo de conhecimento, não é mesmo?
    Beijoss
    Três de Dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Maria, estou bem sim e você? É muito importante mesmo, não sabemos se isso pode ou não acontecer com a gente, por isso é sempre bom saber!

      Excluir

Oii, Primaveras! Sejam bem-vindas ao blog <3

Fico muito feliz em saber que você está comentando e interagindo por aqui! Agradeço pelo carinho e com certeza irei retribuir.

Eu leio cada resposta de vocês, uma a uma e qualquer comentário que não tenha relação com o post ou seja vazio e ofensivo não será aceito. Se quiser um contato direto comigo, clique aqui

Aproveite e acompanhe meu Instagram: @camis.goularts e Pinterest: /camisgoulartt



Subir