Qual a diferença entre cosméticos e dermocosméticos? - Vinte Primaveras - maquiagem, beleza e resenhas!

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Qual a diferença entre cosméticos e dermocosméticos?

Oi Primaveras, turo bom?

Nessa quarta-feira eu dei um pequeno spoiler sobre o assunto do post de hoje, a diferença entre cosméticos e dermocosméticos, um assunto que pra mim não era nem um pouco pertinente e após a minha faculdade eu comecei a  enxergá-lo com outros olhos. Enfim, bora pro conteúdo informativo?



Antes de tudo eu gostaria de falar que estudar me trás um bem tão grande (eu sei que nem todo mundo gosta), mas saber mais sobre um assunto que você ama é realmente gratificante. Depois da matéria de "Cosmetologia" eu simplesmente descobri uma outra parte de mim, que gosta de maquiagem, fórmulas, os ativos e tudo relacionado a isso. 


# Cosméticos e dermocosméticos, o que são?


Não sei se vocês sabem, mas a Anvisa é um órgão que atua no controle sanitário de diversos produtos como cosméticos, medicamentos e alimentos.  E a Vigilância Sanitária exige que estes produtos sejam divididos entre dois tipos:

  • Grau 1


São produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes cuja formulação cumpre com a definição adotada no item I do Anexo I desta Resolução e que se caracterizam por possuírem propriedades básicas ou elementares, cuja comprovação não seja inicialmente necessária e não requeiram informações detalhadas quanto ao seu modo de usar e suas restrições de uso, devido às características intrínsecas do produto. Fonte: Ministério da saúde


  • Grau 2 


São produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes cuja formulação cumpre com a definição adotada no item I do Anexo I desta Resolução e que possuem indicações específicas, cujas características exigem comprovação de segurança e/ou eficácia, bem como informações e cuidados, modo e restrições de uso. Fonte: Ministério da saúde



Depois desta divisão posso explicar o que são os cosméticos e dermocosméticos. Todos os produtos de grau 1 são os denominados e mais conhecidos: cosméticos, são produtos mais "simples" e que não precisam de uma comprovação necessária sobre o modo de usá-los.

Já os de grau 2, são os chamados dermocosméticos ou também cosmecêuticos que tem função de melhorar a pele, NÃO É MEDICAMENTO E NÃO AGE COMO UM, ele apenas faz mais que um cosmético comum (depois dessa eu já mereço o título de nerd do ano haha, inclusive gosto :p).

Antesss de saber disso eu chamava qualquer produto pelos nomes que mencionei aqui, não sabia que existia de fato uma divisão entre eles e inclusive muitas diferenças, como os cosméticos não são medicamentos e não vão proporcionar o que um remédio específico faz ao nosso organismo, muito louco né? 

# Conclusão


Esse post é mais rapidinho e pra tirar algumas dúvidas gerais sobre a cosmetologia, mas com certeza se for pedido de vocês eu posso falar ainda mais sobre o assunto, que vai render viu? haha.

E ai meu povo, curtiram o conteúdo diferente? Eu amooo falar sobre coisas que eu amo <3 e por isso eu amo a faculdade de Estética! Enfim espero o comentários de vocês, esse feedback é muito importante. 

6 comentários:

  1. Adorei conhecer mais! Realmente eu não sabia a diferença!
    Adorei conhecer seu blog, te seguindo!
    Blog: Sweet Magic ~ visite ♡ Kissus!

    ResponderExcluir
  2. Oii Camila

    Que interessante seu post, eu não sabia disso. Coloca mais sobre seus conhecimentos da Faculdade.

    Beijinhos!😘
    https://www.taticornelios.com.br/

    ResponderExcluir
  3. gostei bastante do post, mt se tem falado de dermocosméticos e as vezes fica mesmo essa dúvida da diferença

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Oii, Primaveras! Sejam bem-vindas ao blog <3

Fico muito feliz em saber que você está comentando e interagindo por aqui! Agradeço pelo carinho e com certeza irei retribuir.

Eu leio cada resposta de vocês, uma a uma e qualquer comentário que não tenha relação com o post ou seja vazio e ofensivo não será aceito. Se quiser um contato direto comigo, clique aqui

Aproveite e acompanhe meu Instagram: @camis.goularts e Pinterest: /camisgoulartt



Subir