Saiba a verdade por trás das redes sociais - Vinte Primaveras - maquiagem, beleza e resenhas!

domingo, 1 de julho de 2018

Saiba a verdade por trás das redes sociais

Oi Primaveras, turo bom?

Hoje é dia de post e claro, resolvi trazer um texto autoral, pra ficarmos mais íntimos e próximos, acredito que quando falo de algo que passamos nas nossas vidas e alguém se identifica é muito gratificante e deixa a gente bem pertinho <3 Vamos ao assunto desse domingo então? 


Sempre deixo uma imagem antes do leia mais para que vocês saibam o conteúdo da nossa postagem, e como vocês viram o de hoje, vamos falar sobre a internet e as mentiras virtuais, e o porquê nos enganamos e nos iludimos tanto com esse fator. Sei que posso ser muito divertida e engraçacinha as vezes haha ( e como né?), mas o assunto é sério e precisamos nos preocupar com ele.


Quem nunca abriu o Instagram e ficou rolando o feed e vendo várias fotos de pessoas se divertindo o tempo todo? Quem nunca viu aquela moça "padrão" tirando suas lindas férias em Orlando, ou na praia, mostrando o seu corpo "padrão" e rindo o tempo todo? Quem nunca viu aquele cara comprando vários jogos e sendo feliz e bem sucedido apenas jogando? Imaginem eu, como blogueira iniciante, numa carreira que já existem milhares que são ricas apenas blogando.

Pois bem, tudo isso passa por nossos olhos diariamente, e nós, como reagimos? será que bem ou mal? Eu, com toda a minha experiência de apenas 21 aninhos, acredito que a maioria reage muito mal a isso, pois de fato, nós, que estamos em situação de desemprego (meu caso), alguém que esteja doente ou até mesmo com início de depressão ou outro tipo de problema, ficamos extremamente tristes com tudo isso, pois a nossa realidade é muito diferente daquela, mas será que pensamos o quanto a outra pessoa, aquela que posta essas fotos, também se sente triste ou solitária, no meio de tanta alegria e felicidade?

Em uma aula da faculdade outro dia, meu professor dizia o quanto somos escravos da diversão e o quanto precisamos mostrar isso as pessoas e nessa parte eu tive que concordar, quantas vezes, mesmo sem pensar, tiramos fotos e postamos tudo que estamos fazendo, apenas coisas boas, para que todas as outras possam ver? Eu mesma, já deixei de curtir festas, só pra postar e mostrar aquilo, mas para que? ou para quem? Apenas para deixar a amostra da minha felicidade, enquanto diversas pessoas estão infelizes? Devemos pensar nisso.

Eu sei que gosto de falar muito e espero que entendam o meu famoso "textão", mas quando o problema sério devemos pensar e falar, além disso, lendo pesquisas na internet, de diversos sites importantes como a BBC, e o site da revista Abril, descobri que o Instagram é a rede social mais nociva à saúde mental: 

A “vida perfeita” compartilhada nas redes sociais faz com que os jovens desenvolvam expectativas irreais sobre suas próprias vivências. Não à toa, esse perfeccionismo atrelado à baixa autoestima pode desencadear sérios problemas de ansiedade. Os pesquisadores advertem: os usuários que passam mais que duas horas diárias conectados em mídias sociais são mais propensos a desenvolverem distúrbios de saúde mental, como estresse psicossocial.
Trecho retirado do site: Super Abril: O Instagram é a rede social mais nociva à saúde mental. Recomendo muito a vocês lerem este artigo, achei extremamente importante e interessante. Claro, se você é uma pessoa que sofre desse mal, recomendo muito a procura de um psicólogo ou outro especialista na área e não fique nessa sozinho, busque grupos de ajuda e claro, quem quiser me chamar estarei a disposição, posso ajudar com conselhos e experiências nesse assunto (sou muito iniciante ainda, mas com certeza com pelo menos 10% eu posso ajudar). 

Espero muito que vocês tenham gostado dessa minha perspectiva sobre o assunto e claro, não se esqueçam de comentar e de contar tudo que vocês já passaram, acho que desabafar pode ser um bom caminho para se livrar de possíveis tristezas e dores. Um beijo no coração de cada um e um abraço quentinho para aqueles que passam por estes problemas, saibam que vocês nunca estarão sozinhos nessa. 

16 comentários:

  1. É um assunto bem legal para discutir, nas redes sociais gostamos de mostrar o lado bom da vida, geralmente sem a intenção de querer dizer que se leva uma vida perfeita, apenas para querer guardar as boas recordações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, com certeza, eu amo usar o Instagram para guardar meus melhores momentos e fotografias, mas sempre tento usar com moderação.

      Excluir
  2. Eu concordo que não só o IG, mas TODAS redes sociais são um pouco nocivas. O problema é que a gente sempre posta o quão bem está, ninguém quer passar a imagem de que está levando uma vida ruim né? Eu já nem levo mais isso em conta, sigo vivendo a minha vida, mas já fui de ficar bem mal só olhando o que os outros têm postado...

    Boa semana!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Raquel, eu mesma já me peguei chateada com algumas fotos no instagram de blogueiras que viajam e seguem uma vida diferente da minha, mas depois parei para refletir e percebi que não é certo, hoje tento levar uma vida diferente no meu insta, gosto de postar meus melhores momentos, mas sempre com moderação.

      Excluir
  3. O assunto é bem sério e por vezes esquecemos-nos um bocadinho de lhe dar a devida atenção!
    Beijinhos <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Amei sua reflexão, as vezes me sinto até mal por postar apenas os momentos felizes da minha vida . Porque nem sempre é assim. Tem dias de tédio, cansaço, brigas com o marido, dias que não gosto do que vejo no espelho.. todo mundo é igual e sente as mesmas coisas. Não existe vida perfeita.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Kaila, tem dias em que estamos bem e outros que não, a vida é real é bem mais dura do que vemos por ai nas redes sociais.

      Excluir
  5. Você disse uma dura verdade, é tudo questão de mostrar felicidade sem ser feliz de verdade. E isso tem cada dia mais poluído nossa mente, nos fazendo ser inferiores aos que se mostram felizes em apenas um 'click', mas na verdade nem sabemos como realmente aquela pessoa está.

    www.coisasdepriscila.com
    instagram l Participe!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Pri, a vida real é muito mais que um sorriso falso no dia a dia, todos passamos por problemas e sabemos o quanto é difícil lidar com isto, só espero que um dia as pessoas revejam os seus conceitos sobre este assunto.

      Excluir
  6. Eu particularmente não gosto de ficar postando fotos principalmente minha e de minhas filhas, muito menos fico no Instagram vendo fotos alheias. Concordo que às vezes passo tempo demais na internet, mas por causa do blog, ou jogando haha. Adorei o POST e concordo com o que você falou, muita gente tenta ser quem não é apenas para ser "igual as famosas"

    http://sinceramente-le.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de guardar meus momentos no Instagram, mas nada alem de fotos legais e sobre o meu blog, tento não passar muito sobre mim por lá, nunca sabemos o que podemos encontrar do outro lado da tela.

      Excluir
  7. acho importante lembrar que a gente acaba compartilhando bons momentos, mas ninguem vive assim 100% do tempo. legal usar as redes como inspiração, mas sempre lembrando que pessoas reais tem todo tipo de sentimento, e tbm problemas, dificuldades etc

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Lívia, devemos sempre usar das redes sociais com moderação.

      Excluir
  8. Eu já havia lido em algum lugar que o Instagram é uma rede social nociva. Tem um vídeo bem legal da Karol Pinheiro também, onde ela fala sobre o perigo das redes sociais, e eu concordo bastante com o que ela fala no vídeo. Eu trato depressão e TAG (transtorno de ansiedade generalizada), então, quando me sinto mal, ou já acordo desanimada, evito passar tempo demais nas redes sociais, pois isso só piora minha situação.
    Amei seu texto viu?!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico tão feliz quando alguém elogia meus textos <3, eu nunca passei por depressão então não posso dizer nada, mas sobre ansiedade infelizmente eu passo diariamente, sei o quanto é difícil pra mim ver tanta foto e tanto sentimento misturado, mas espero que um dia isso melhore. Desejo todas as coisas boas do mundo pra você.

      Excluir

Oii, Primaveras! Sejam bem-vindas ao blog <3

Fico muito feliz em saber que você está comentando e interagindo por aqui! Agradeço pelo carinho e com certeza irei retribuir.

Eu leio cada resposta de vocês, uma a uma e qualquer comentário que não tenha relação com o post ou seja vazio e ofensivo não será aceito. Se quiser um contato direto comigo, clique aqui

Aproveite e acompanhe meu Instagram: @camis.goularts e Pinterest: /camisgoulartt



Subir